Pesquisar

Carregando...

sábado, 30 de julho de 2011

Hoje é Sábado ! Hoje é dia de Ensaio da Banda de Música

Alunos da Escola de Música Luiz de França Dantas

Hoje sábado 30 de julho de 2011, é dia de mais um ensaio de nossa Banda de Música, o Ensaio terá início a partir das 14:00hs na sede da Banda de Música Luiz de França Dantas, localizada no Bairro do quartel!
Contamos com a presença de todos os músicos!

Att. Blog da banda de Música Luiz de França Dantas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Blog da Banda de Música volta a ativa com novo VISUAL!!



Depois de algum tempo sem postagens e procurando dar um visual mais moderno ao Blog, estamos voltando a publicar nova matérias a cerca não somente da Nossa Banda Luiz de França Dantas, a qual já retornou suas atividades, como também ao eventos que elevem o engrandecimentos destes Patrimônios Culturais que são as Bandas de Música!.

Algumas novidades serão em breve elencadas para melhor auxiliar nossos leitores no acesso a tais inovações!!


segunda-feira, 25 de julho de 2011

BLOG NESTE MOMENTO ESTARÁ PASSANDO POR ALGUNS TESTES


Comunicamos aos usuários que o Blog da Banda de Música estará sendo submetido alguns testes em relação ao seu Layout, caso ao acessar este veículo e se deparar com algo estranho em relação ao seu normal, não se preocupem,estamos apenas fazendo alguns testes, para que possamos dar um visual mais moderno a este blog.

Atenciosamente...
Wagner Viana
Redator

domingo, 24 de julho de 2011

Prefeitura de Caicó estar promovendo o projeto - BANDA NA PRAÇA, na Festa de Sant'ana




A Prefeitura de Caicó divulgou nesta última quarta-feira(20), a programação do projeto Banda na Praça que deu início ontem dia 22 e vai até o dia 30/07 na Praça Senador Dinarte de Medeiros Mariz (Praça do Coreto).
Foto Ilustrativa

O evento reúne filarmônicas de vários municípios que embalam as pessoas com um repertório de muito bom gosto.

Confira a programação do evento:
22/07  – Filarmônica Recreio Caicoense, regida pelo maestro Totó;

23/07 – Banda das Aldeias Infantis S.O.S de Caicó e a Pe. João Batista de Mendonça (Marcelino Vieira – RN), regida pelo maestro Nomilson Pereira;

24/07 (HOJE) – Banda Dr. Ruy Pereira dos Santos ( Serra Negra), regida pelo maestro Auzimar Trajano da Silva;

25/07 – Filarmônica de São Fernando, regida pelo maestro Márcio Dantas;

26/07 – Filarmônica Jimmy Brito ( São José do Seridó), regida pelo maestro Fernando Luiz de Araújo Vicente;

27/07 – Banda Filarmônica Elino Julião (Timbaúba dos Batistas), regida pelo maestro Mizael; Cabral;

29/07 – Filarmônica Honório Maciel ( São João do Sabugi), regida pelo maestro Raimundo; Nonato;

30/07 – Filarmônica Recreio Caicoense, regida pelo maestro Totó.

A Secretaria de Educação, responsável pela organização do evento, ainda informa que no dia 28/07, não haverá apresentação das filarmônicas em virtude da realização da tradicional feirinha de Santana.
Foto Ilustrativa

NOTA DO BLOG: Parabéns a prefeitura de Caicó, são eventos como esses que trazem grande motivação as Bandas de Música, uma ótima pedida seria um evento desses em nossa cidade, e a Festa de Nossa Senhora das Dores seria ideal para iniciarmos tal projeto.
Outra dica seria voltar os encontros de Bandas de Música no último dia da Festa de Nossa Senhora das Dores na procissão, representando as Bandas de Músicas as 7 dores, fica a dica!!!!

CURSO TÉCNICO DA UFRN - Inscrições de 1º a 14 de Agosto de 2011

Estarão abertas, no período de 1º a 14 de agosto, as inscrições para processo seletivo do Curso Técnico da Escola de Música. São ao todo 124 vagas, distribuídas por todas as habilitações. As inscrições serão feitas pelo site da COMPERVE http://www.comperve.ufrn.br/  Para mais informações, consulte o Edital.
As vagas, para cada curso, estão distribuídas conforme quadro a seguir.

CURSO
VAGAS
Técnico em Canto
06
Técnico em Gravação Musical
06
Técnico em Regência
10
TÉCNICO EM INSTRUMENTO/HABILITAÇÃO
VAGAS
Baixo Elétrico
04
Clarinete
09
Contrabaixo Acústico
03
Fagote
06
Flauta doce
06
Flauta Transversal
06
Guitarra
03
Oboé
03
Percussão
03
Piano
09
Piano Popular
03
Saxofone
06
Trombone
03
Trompa
09
Trompete
06
Tuba
03
Viola
06
Violão
03
Violão Popular
03
Violino
06
Violoncelo
02

FONTE: http://www.musica.ufrn.br/blog da Banda de Brejinho

Painéis Funarte de Bandas em três estados, 1º será em João Pessoa - PB


Logomarca


Os Painéis Funarte de Bandas de Música 2011 serão realizados em João Pessoa (PB), no mês de agosto, em Mariana (MG), em setembro, e em Ponta das Pedras (PA), em novembro. Os Painéis oferecem cursos de percussão, de percepção e leitura musical, de instrumentação e arranjos musicais, de reparo e manutenção de instrumentos de sopro, de regência e de técnica para instrumentos de sopro (bombardino e tuba, clarineta, saxofone, trombone e trompete. O programa é realizado pela Funarte/Ministério da Cultura, em parceria com instituições de cultura estaduais, municipais, privadas e Universidades.
Os cursos têm duração de cinco dias e serão ministrados por profissionais de reconhecida competência, oriundos de diversos estados. Para participar das aulas, os músicos e regentes devem preencher a ficha de inscrição e enviála, pelos correios, ou entregar em mãos, para a instituição que receberá o evento na cidade de sua escolha.
O objetivo dos Painéis Funarte de Bandas de Música é aprimorar, ampliar e atualizar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música de todo o país; além de estimular a troca de experiências proporcionada pelos encontros. A iniciativa faz parte do Projeto Bandas. Criado em 1976, este programa atua em diversas frentes, como levantamento e edição de partituras e manuais, distribuição gratuita de instrumentos e realização de cursos de reciclagem.
CONFIRA MAIS DETALHES DA MATÉRIA E PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO ACESSE O LINK ABAIXO:

sábado, 23 de julho de 2011

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Hoje sexta feira terá ensaio a partir das 17:30 hs



Comunicamos a todos os músicos que o ensaio se dará início a partir das 17:30 hs, sua presença é de suma importância, PARTICIPE!

HORÁRIOS DE ENSAIOS
SEXTA - FEIRA - A PARTIR DAS 17:30 HS
SÁBADOS - A PARTIR DAS 14:00 HS

Banda de Música Luiz de França Dantas
Patrimônio Cultural de Nosso Município

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Filarmônicas na Rede - Dica de Blog!

Apresentação da Filarmônica São Sebastião de Belo Jardim
A cada dia que se passa encontramos mais blogs com o intuito de divulgar nossas Filarmônicas, e isso é muito importante, pois sabemos o poder cultural, social e educacional destas Bandas é muito grande e precisa ser divulgado.
A dica do blog hoje é para o Blog da Filarmônica São Sebastião de Belo Jardim, Pernambuco.

Apresentação da Filarmônica São Sebastião de Belo Jardim

terça-feira, 12 de julho de 2011

A BANDA DE CRUZETA - Filarmônica na Encruzilhada



Filarmônica 24 de Outubro da Cidade de Cruzeta - RN
FOTO: Google


YunoSilva
repórter
"A música oferece oportunidades, opções de vida, pois a tendência de quem mora na zona rural de pequenas cidades do sertão nordestino é trabalhar na agricultura para subsistência ou ir tentar o futuro em São Paulo. Pelo menos foi assim na minha época", afirma Humberto Carlos Dantas, maestro da Banda Filarmônica 24 de Outubro. Mais conhecido como Maestro Bembem da Banda de Cruzeta, município do Seridó potiguar, distante 220 km da capital, Dantas engrossa o coro dos 'órfãos' de políticas públicas para o segmento cultural, e sabe mais que ninguém que desistir da música significa frustrar o futuro de toda uma nova geração de instrumentistas. "Não somos apenas uma banda, temos todo um projeto educacional por trás, e estamos com dificuldade", adianta. Reconhecida internacionalmente como celeiro de talentos, merecedora de elogios do ex-presidente Lula, tida pelo Ministério da Cultura como exemplo a ser seguido, contemplada pelo Programa BNB Cultural e transformada em Ponto de Cultura há três anos, a Banda de Cruzeta está prestes a completar 25 anos de atividades no próximo mês de outubro, mas o Maestro ainda não sabe como viabilizar todo o projeto formatado para celebrar a data. "Não recebemos nenhum apoio por parte do poder público, nem do Estado nem do município, e só mantemos a Banda e a escola funcionando por causa da dedicação de quem acredita na música como elemento capaz de promover inclusão e transformação social. É uma situação inexplicável", constata. João Maria Alves

Longe de ser derrotista, o batalhador Bembem Dantas chega a Natal hoje para tentar garantir algum apoio financeiro da Fundação José Augusto. "Quero ver se consigo mostrar nossa proposta para a professora Isaura Rosado (secretária Extraordinária de Cultura)", disse o maestro, que também pretende buscar patrocínio junto a iniciativa privada. "Também mandei projeto para Fábio Lima do MinC/Nordeste, mas ainda não obtive resposta". 
Segundo Bembem, a intenção é festejar o quarto de século da Banda com a realização do primeiro Festival de Música de Cruzeta entre 12 e 17 de outubro, onde estão previstas apresentações musicais, encontros de bandas filarmônicas, lançamento de CDs, oficinas, seminários de formação técnica, exposições fotográficas e exibição de vídeos. "O projeto envolve diretamente cerca de 1 mil pessoas e está orçado em R$ 40 mil. Já temos 50% desse valor, garantido pela Prêmio BNB, especificamente para gravar CD da Banda e viabilizar os seminários", informa. Toda a programação é gratuita e em praça pública. Durante o Festival, Bembem irá lançar a proposta de construção de um teatro em Cruzeta.
Tudo seria diferente se tivesse recebido os recursos por ser Ponto de Cultura: "Fomos contemplados em 2008 e até agora só recebemos uma parcela. A primeira etapa serviu para estruturar a sede, comprar equipamento multimídia, ajeitar alguns instrumentos e, principalmente, contratar dois profissionais para me ajudar - assim fico com mais tempo para me dedicar à banda e a parte operacional". A segunda etapa iria consolidar a primeira, e a terceira parcela seria destinada ao evento em outubro - os Pontos de Cultura recebem R$ 180 mil divididos em três parcelas anuais de R$ 60 mil, e o repasse da verba depende da contrapartida estadual. "A FJA está solicitando nova prestação de contas com outro formato. O problema é que já entregamos tudo, e não informam como é este novo procedimento e se há algum erro", lamenta.
Como a paixão pela música move as pessoas em Cruzeta, os dois profissionais contratados continuam trabalhando de forma voluntária. "As bandas estão fazendo o que o Estado não faz", diz. "O que nos faz continuar é o senso de responsabilidade".


CONFIRA O RESTANTE DA MATÉRIA ACESSANDO:
http://luisdecruzeta.blogspot.com/


NOTA DO BLOG: Isso não é 1% das dificuldades enfrentadas pelas Bandas de Música que não são reconhecida culturalmente pelos nosso Estado e País, se formos analisar as situações envolvendo Bandas da Região Oeste do nosso Estado, constataremos ainda mais dificuldades. Em virtude de não ter nenhum recurso vinculado a cultura que possa ser utilizado constantemente em prol de ajudar estas instituições na manutenção dos instrumentos.
O governo geralmente lança os editais específicos, mas para determinado objetivo, seja na produção de um cd, para aquisição de instrumentos, ou outro tipo de evento, mas não, específico para ajudar as estas filarmônicas ou simplesmente a cultura.
Inclusive desde de Janeiro de 2011, o Governo ainda não divulgou nenhuma informação ao Edital Lançado para Apoio as Bandas de Músicas, que serão investidos mais de 4 milhões de reais, com aporte financeiro de R$ 25.000,00 para bandas contempladas, mas, para aquisição de instrumentos de sopro. Depois vem a pergunta: e para mantê-los? Só com muito esforço!
Vale ressaltar também que muitos desses músicos trabalham voluntariamente, muitos não tem remuneração por mais irrelevante que seja, no momento só me recordo das Bandas de Patu, Apodi, Caraúbas e Mossoró ( as três últimas, através de Concurso Público) que recebem algum incentivo para os músicos, aqui em nossa Região.
A Banda de Música Luiz de França, através da Prefeitura Municipal de Patu, também enviou um projeto ao Ministério da Cultura visando esse aporte financeiro de R$ 25.000,00, para aquisição de instrumentos, inúmeros e-mails ja foram passados solicitando informações, mas, apenas recebemos as informações que está sendo analisado o projeto, sem prazo pra divulgação dos resultados.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Comunicado aos Músicos


Comunicamos a todos os músicos da Banda de Música Luiz de França Dantas, que as atividades da Banda foram retomadas neste sábado passado dia 09 de Julho de 2011. 

Na presente aula de retomada das atividades, foram apresentado aos músicos a portaria vigente, implantada pelo poder municipal, visando adequar o regimento interno da Banda de Música, além disso foram discutidas as músicas que serão implantadas no repertório visando as apresentações futuras, com ênfase, a festa de Nossa Senhora das Dores, 7 de Setembro e 25 de Setembro do corrente ano, além dos eventos os quais surgirem no decorrer do ano.
Ficaram determinados através da Portaria implantada pela Prefeitura Municipal de Patu-RN, os seguintes dias de ensaio.
SEXTA FEIRA - A partir das 17:30 hs
SÁBADO - A partir das 14:00 hs

É de suma importância que todos os músicos procurem o maestro Francisco Josineudo para ter informações sobre quais as mudanças que serão impostas nas atividades da Banda, para que futuramente não possam serem prejudicados pela falta de informações ou possa gerar algum descontentamento.

Desejamos a todos os Músicos da Banda as boas vindas, que as divergências sejam superadas e que a valorização da Banda seja colocada em 1° lugar, a Banda em um todo no geral,  que as responsabilidades sejam assumidas e que a Banda volte a seus melhores momentos, principalmente, momentos de brilho, qualidade musical e técnica de seus músicos em suas  apresentações.

"A música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo".



NOTA DO BLOG: Esperamos que as atividades possam transcorrer de maneira mais  harmoniosa possível, pois sabemos que a Banda já passou por muitos momentos conturbados, em virtude da falta de entendimento entre poder público e músicos, esperamos que a Banda possa desempenhar seu trabalho cultural, e que as discussões sejão realizadas em prol da melhoria cultural e artística de nossa Filarmônica, a qual nesse período ja perdeu muito tempo em virtude dessas divergências. Apesar do tempo parado, mesmo assim foram adquiridos antecipadamente alguns materiais, com o propósito de dar comodidade aos músicos no desempenho de seu trabalho.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

BANDA DE MÚSICA VOLTARÁ SUAS ATIVIDADES NESTE SÁBADO!!



Banda de Música Luiz de França Dantas, depois de um período de recesso, voltará suas atividades neste sábado dia 09 de Julho de 2011, as informações são do Maestro Francisco Josineudo, o horário de Ensaio ainda estará sendo divulgado em breve.


Mais informações em breve...