Pesquisar

História


                 Foi criada no ano de 1999 na Administração do então Prefeito Ednardo Moura a Banda de Música de Patu que foi batizada com o nome de um ex-músico e conhecido cidadão patuense, o Sr. LUIZ DE FRANÇA DANTAS, um dos remanescentes da ultima Banda de Música existente em nossa cidade,  que se chamava os AMIGOS DO PROGRESSO.
                   O Sr Luiz de França Dantas, músico trompetista era carinhosamente conhecido por Luiz de Tutu em nossa cidade, gente simples, batalhadora o qual residia na Av Lauro Maia, principal via pública de nosso Município, no ano de 1999 um dos poucos músicos ainda vivos da Banda de Música Amigos do Progresso.
             Tendo a frente dos trabalhos para formação de Alunos e Integrantes desta referida banda, o Maestro Francisco Josineudo Moreira da Silva, banda essa que estava subordinada a secretaria de Educação, a qual era comandada pela Secretária Francisca Linderleide mais conhecida como Leleida, com isso mais de 80 pessoas se escreveram e começaram a ter aulas de Música, teórica e prática na Escola Estadual João Godeiro,  local esse que deu início a formação da banda no dia 06 de abril de 1999.

                Com o passar dos meses o maestro Francisco Josineudo(1999 a 2004) da cidade de Jaguaruana-Ce, através de seu trabalho foi dando forma e perfil a Banda de Música a qual disponibilizava de cerca de mais de 40 componentes efetivos os quais se reversavam durante as apresentações na cidade e região. No tocante a parte física e material da banda a mesma disponibilizava cerca de 27 Instrumentos de sopro (metais e palhetas) acrescentado a parte percussiva, totalizando cerca de 32 instrumentos disponibilizados para a prática da música.

                Em setembro do mesmo referido ano (1999) foi realizada uma formatura, um ato solene na Boite Pantano que contou com a presença da população e demais autoridades responsáveis a qual foi entregue para cada aluno um Certificado de conclusão do Curso de Música, dando ao alunado da Banda a forma concreta de estar apto a desempenhar um trabalho árduo, prazeroso, e de grande significância para a sociedade, que é fazer Música. A partir disso a banda devidamente formada, começou a participar de eventos inter-estaduais, como apresentações na cidade de Natal-RN no evento realizado pelo Governo do Estado UM PRESENTE DE NATAL, e no Teatro Alberto Maranhão, Brejo do Cruz – PB, São Bento –PB, Jaguaruana –CE, Apodi-RN, Mossoró-RN, Caraúbas-RN, Cruzeta-RN, Florânia-RN, Umarizal-RN,  dentre outras.
                No ano de 2000 a 2008 sobre nova administração pública tendo a frente o Prefeito Possidônio Queiroga a banda acompanhou tal renovação e passou a ser Regida pelo Maestro Francisco Janilson(2004 até 2009) da cidade de Apodi-RN, passando aos cuidados da Secretaria de Cultura sobre a tutela do secretário Ricardo Veriano, passou por várias inovações tais como: novo fardamento, nova sede, disponibilização de aquisição de novos instrumentos, dentre outras inovações.

Sendo peça fundamental na Festa de Padroeiro da cidade a banda de música passou a ter destaque no senário regional sendo matéria da revista PRÉ-A da Fundação Roberto Marinho interligada ao Governo do Estado.
Atualmente sobre nova administração agora sendo chefe do Poder executivo a Excelentíssima prefeita Evilásia Gildênia de Oliveira, a Banda conta com mais de 40 alunos sendo que a banda é composta de 29 alunos, que fazem parte do Rol efetivo de Músicos que estão desempenhando suas atividades regularmente e tendo cerca de 20 estudantes, que participam de capacitação na Escola de Música Luiz de França Dantas.
A Banda hoje vinculada novamente a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desportos, tendo como Secretária Municipal a senhora Chemilla Cavalcante Câmara Rocha.
A Banda de Música acompanhando as inovações tecnológicas e informativas, a partir do mês de maio de 2009, criou um veículo informativo para divulgação de suas atividades no endereço, www.bandaluizdefranca.blogspot.com, afim de levar informações referentes as atividades musicais da Banda e disponibilizar material de estudos e divulgação de grupos instrumentais de nossa região.
Atualmente a Banda conta com quase 40 equipamentos para desempenho da Música instrumental, instrumentos de sopro reformados e totalmente aptos para que os músicos possam desempenhar um belo trabalho.
Novamente sobre a  regência do Maestro Francisco Josineudo Moreira (2009 até hoje) a banda está firme e forte mostando seu real valor a população de Patu e também a nível estadual, esta que é um símbolo vivo da história cultural da cidade de Patu.
No ano de 2011, a Banda de Música perdeu o seu AMIGO DO PROGRESSO, o Sr. LUIZ DE FRANÇA DANTAS, que faleceu no dia 1° de Outubro de 2011, com 91 anos de vida, deixando não só a Banda mais a música Patuense em Luto.