Pesquisar

Saxofone




Saxofone
Sax Alto





Instrumento de sopro, fabricado em metal mas genericamente pertencente à família das madeiras, uma vez que a emissão do som se faz através da vibração de uma palheta simples (normalmente de bambu) presa numa boquilha semelhante à do clarinete e a articulação dos vários graus tonais se faz através da utilização de um mecanismo de chaves semelhante ao da flauta transversal.

Possui 26 orifícios accionados por 23 chaves (instrumentos mais actuais) com sapatilhas de couro ou outro material similar.

O formato é praticamente idêntico a todos, sendo de forma similar a um cachimbo ou ainda recto. Os mais usados são os saxofones soprano, alto, tenor e barítono, existindo, contudo, outros.

Alguns dados sobre o seu criador

A história do saxofone remete-nos para um período temporal de cerca de 150 anos. Apesar de parecer muito tempo, a verdade é que o saxofone é um dos instrumentos mais recentes do espectro musical.

Foi inventado por Antoine Joseph (Adolphe) Sax, daí a origem do seu nome. Sax era um músico talentoso e um exímio fabricante de instrumentos musicais.

Sax, de origem judaica, cresceu num meio ligado ás artes em geral e à música em particular; o seu pai era um conceituado fabricante de instrumentos musicais e aos 6 anos de idade o próprio Sax era já um expert na matéria.

Inteligente e extraordinário músico, Sax apercebeu-se da disparidade tímbrica entre os instrumentos de corda e os de sopro e, entre estes, entre os de madeira e de metal. As cordas eram "abafadas" pelos instrumentos de sopro e as madeiras eram "abafadas" pelos metais. Sax lembrou-se de criar um instrumento que fizesse "a ponte" entre estas 3 famílias de instrumentos, surgindo assim um instrumento com o "corpo" de um instrumento de metal e o bocal/boquilha de um instrumento de madeira; e assim nasceu o saxofone!

Apesar de ser de metal, o saxofone pertence à família das madeiras. Isso ocorre porque ele combina na sua construção a palheta simples, com a boquilha como o clarinete, e o corpo cónico do oboé, com o interessante mecanismo de chaves da flauta moderna, introduzido por Böehm, em 1847. Uma classificação mais interessante para esses instrumentos de sopro hoje seria: instrumentos de chaves.

O saxofone foi patenteado em 20 de Março de 1846 e desde então tornou-se um instrumento indispensável em qualquer tipo de agrupamento musical devido à sua versatilidade e beleza tímbrica.
Sax Tenor



A generalização do seu uso

O primeiro saxofone, afinado em Dó (grave) foi apresentado pela primeira vez em 1841 ao compositor francês Hector Berlioz, que ficou fascinado com o timbre, versatilidade e mecânica do instrumento. No ano seguinte, Sax mudou-se para Paris para dar a conhecer a sua invenção. Uma inteira família de saxofones surge nesta altura – 14 ao todo – de diferentes tamanhos e afinações.

Só a partir de 1845, porém, o saxofone é introduzido de modo generalizado nas bandas, e tal fenómeno tem por base uma história curiosa: Por volta desse ano (1845) as bandas militares francesas ainda usavam o instrumental tradicional das orquestras, sem saxofone. Sax resolveu então apresentar um desafio – colocar frente a frente, em despique, 2 bandas, uma com saxofones e outra com o instrumental tradicional. Reza a história que o sucesso estrondoso que obteve a banda de Sax, com 28 músicos ( a banda militar francesa tinha 35) foi de tal ordem, que nesse mesmo dia o saxofone foi introduzido oficialmente no instrumental das bandas militares francesas. Daqui até à sua generalização pelas bandas de todo o mundo foi apenas um pequeno passo.

O saxofone aparece pela primeira vez na orquestra em 1846. No início do Século XX, alguns compositores escreveram solos para saxofone e orquestra como a "Rhapsody" (1903) de Claude Debussy e a "Fantasia Para Saxofone Soprano e Orquestra" de Heitor Villa Lobos. Villa Lobos escreveu ainda diversas peças para câmara, onde aparece o saxofone como os Choros #3, 6, 7, 8, 10, 11 e 12
Sax Barítono


A adaptação a uma nova era

Muitos compositores começaram entretanto a compor para saxofone, mas seriam necessários mais 75 anos para que o saxofone começasse a ser usado em estilos musicais mais populares como, por exemplo, do domínio da música de dança.

Para ser usado nestes novos domínios de expressão musical, o saxofone teria que ser "adaptado" ou modificado de modo que o seu timbre melancólico, suave e balanceado pudesse "competir" com o som mais estridente e agreste dos trompetes, com o ruído das percussões e com os ambientes acústicos próprios dos locais onde a música era tocada. Assim, a boquilha do saxofone foi encurtada e tornada mais rectilínea, conferindo ao timbre do instrumento novas propriedades. O jazz tornou-se, desde então, o meio por excelência de rentabilização do potencial tímbrico deste instrumento.
Sax Soprano

Hoje em dia, quase ninguém fica indiferente ao som do saxofone e toda a gente, mesmo aqueles que não estão ligados ao meio musical, consegue reconhecer o seu som único! Apesar de na música erudita e sinfónica o saxofone não se apresentar com papel de destaque, é usado em quase todos os domínios e formas de música, desde o Jazz à música de dança, passando pela música filarmónica, étnica, etc.

Nas bandas filarmónicas, é comum encontrarem-se 4 tipos de saxofones que são os mais populares hoje em dia, dado que dos 14 modelos apresentados por Sax apenas alguns sobreviveram.

Os saxofones que se encontram nas bandas filarmónicas hoje em dia são: O Saxofone Alto (afinado em Mi b) cuja acção é essencialmente melódica, o Saxofone Tenor (afinado em Si b) cujo som grave se presta a uma utilização mais harmónica/contra-melódica, o Saxofone Soprano (afinado em Si b) cujo tímbre mais "metálico" o leva a uma utilização frequentemente em uníssono com os metais (nomeadamente trompetes) e o Saxofone barítono (afinado em Mi b) que, sendo dos instrumentos que actuam no registo mais grave, se juntam às tubas e contra-baixos na sustentação harmónica das obras musicais.


ACESSO AO ACERVO DE ESTUDOS: CLIQUE AQUI!
Seção destinadas a estudos para Saxofone Alto e Tenor, proporcionando aos jovens músicos materiais de qualidade e que possam servir de incentivo e qualidade técnica e educacional no desenvolvimento técnico do instrumentista de Saxofone.