Pesquisar

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Orquestra dos Meninos - O Filme


Site: http://orquestradosmeninosofilme.com.br

Em janeiro de 1995, os jornais de todo o país noticiaram o seqüestro de um jovem músico de 13 anos da orquestra de meninos da pequena cidade de São Caetano, que possui cerca de 30 mil habitantes e fica a 150 quilômetros do Recife. Para os policiais, diziam os jornais, o responsável pelo seqüestro era o próprio criador da Orquestra Sinfônica do Agreste, então conhecida e admirada em todo o país graças especialmente aos concertos realizados em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro, à gravação de um CD e às apresentações na televisão.
O filme é inspirado na história real do maestro Mozart Vieira e o acompanha desde o sonho de criação de uma orquestra sinfônica com os meninos e meninas do agreste pernambucano. Crianças e adolescentes que até então dividiam seu tempo entre uma difícil passagem pela escola e o trabalho ao lado dos pais nas plantações.
Passa pelas primeiras lições com os instrumentos disponíveis em um espaço improvisado dentro de um galinheiro abandonado, no quintal da escola.
Vê os primeiros resultados do trabalho, quando a orquestra, depois de enfrentar a descrença e a desconfiança da gente da cidade, ganha prestígio e sucesso em todo o país com a apresentação de peças de Villa-Lobos, Bach e Mozart.
Descobre a inveja dos políticos locais com o reconhecimento da capacidade criativa da gente mais pobre da pequena São Caetano, e com a presença de autoridades do estado na inauguração da Fundação que passa a ser a sede da orquestra.
E registra o pesadelo vivido pelo maestro e os meninos da orquestra com o seqüestro e a acusação injusta feita pelas autoridades encarregadas de investigar o crime: eles apontam o maestro como o responsável pelo seqüestro de seu jovem músico.
Com a acusação ao maestro, o trabalho de educação musical e para a vida feito com as crianças e adolescentes pobres de São Caetano se vê ameaçado de desaparecer.
Somente a ação de D. Helder Câmara e dos artistas de todo o país conseguem reverter a situação.
O filme foi totalmente rodado no estado de Sergipe.
Wagner Viana.....
NOTA DO BLOG:
Esse fime retrata de maneira clara as dificuldades vividas por uma filarmônica, e a força de vontade daqueles que tem a Música como projeto de vida e de engrandecimento profissional. É uma boa pedida!!!!! Confiram....



Nenhum comentário: