Pesquisar

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Conheça a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra - Croatá - Ce

HISTÓRICO

A inclusão social através da música promove intervenção de caráter cultural na sociedade em razão da linguagem contida na sua forma de escrita mundialmente conhecida. O aprendizado musical amplia o entendimento e o conhecimento dos diversos estilos musicais, dos ritmos e dos autores da nossa música, melhora o nível intelectual e a integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social.
No início do ano de 2006 criamos o projeto Vamos Fazer Arte e iniciamos aulas de teoria musical com o objetivo de formar um grupo de flauta doce. Surgiu então o grupo Doce Melodia. No ano de 2008 foi incorporado violão ao grupo de flauta.
No ano de 2009 foi criada a Associação Arte em Pauta, que dá suporte ao projeto através dos cursos: violão clássico e popular, bateria e percussão, prática instrumental, arranjo musical para grupos de sopro e editoração computadorizada de partituras que são ministrados por voluntários.
Em março de 2009 iniciamos aulas de prática instrumental com o objetivo de formar uma orquestra de sopro utilizando os instrumentos adquiridos com recursos da FUNARTE, cujo projeto foi elaborado por nós. Em outubro de 2009 formamos a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, que teve o seu nome escolhido através de votação pela internet no endereço:provarte.blogspot.com, onde mostramos o nosso trabalho. A orquestra realizou sua primeira apresentação no dia 18 de outubro de 2009 na II Conferência Municipal de Cultura de Croatá.
Motivar e criar condições para a juventude, para que possa ter mais esperança e se integre de forma igualitária na sociedade. Incluir o jovem sócio e culturalmente para que ele cresça como pessoa e como cidadão. Estes são os nossos desafios.
O jovem precisa ter o que fazer nas horas livres, e projetos assim, sejam eles de qualquer segmento, geram condições que evitam que muitos escolham o mundo das drogas e de outros crimes. Se fizermos isso, com certeza teremos um mundo melhor para todos nós.
Participam da orquestra alunos da rede pública de ensino com idade entre de 8 a 18 anos que estejam devidamente matriculados e freqüentando a escola, sendo este o pré-requisito mais importante.
A Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra composta por 35 integrantes. Executa um repertório variado que vai da música popular ao erudito, atraindo tanto o publico jovem quanto o adulto. Apesar do pouco tempo de existência, a orquestra já apresentou seu trabalho em vários municípios da região norte e também na capital, tornando-se referência musical em sua região e recebendo grande prestigio com divulgação em jornais impressos e TV.
Os instrumentos foram adquiridos com recursos do Ministério da Cultura no ano de 2008 e outros doados pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e pela Prefeitura Municipal de Croatá através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Croatá (CMDS).
Como reconhecimento do trabalho realizado com sucesso em apresentações da Orquestra, tanto no interior quanto na capital, a Associação Arte em Pauta conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Croatá. Administração Croatá Cada Vez Melhor e o patrocínio da maior empresa de transporte rodoviário do ceará e do nordeste, a empresa Expresso Guanabara S/A - Conforto indo e voltando.
A Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra segue seu caminho em busca do crescimento e do desenvolvimento da cultura musical do município de Croatá, valorizando-a e criando oportunidades para jovens aprenderem uma arte que lhes servirá para toda a vida.

2 comentários:

PROJETO "VAMOS FAZER ARTE" disse...

UM DOS VÍDEOS COM REPORTAGEM SOBRE A FILARMÔNICA ESTRELAS DA SERRA FOI RETIRADO POR ENGANO.SERÁ NOVAMENTE POSTADO. AGUARDEM.

OBRIGADO POR POSTAR NESTE BLOG.

Eliane do Trombone disse...

Sinto-me muito privilegiada em fazer parte dessa belíssima Orquestra,e agradeço por esse espaço nesse blog tão importante,e principalmente por valorizarem em nosso trabalho.Um abraço.