Pesquisar

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

PUBLICAÇÃO VALORIZA BANDAS DE MÚSICA


O Conservatório Pernambucano de Música recebeu o lançamento do livro “O Papel das bandas de música no contexto social, educacional e artístico”, do sociólogo Renan Pimenta de Holanda Filho. O evento encerrou a Semana da Músia, com apresentação da Banda Sinfônica do Conservatório. 

Na obra, as bandas de música são analisadas a partir de suas origens históricas e evolução, além do caráter estruturador delas, uma vez que se destacam também como instrumento voltado à formação profissional dos seus integrantes. A abordagem inclui a atuação desses grupos, sobretudo, em municípios interioranos, quartéis, igrejas e escolas. O livro, fruto de anos de pesquisa e vivência do autor em bandas de música, explora ainda as imbricações desses grupos com o universo circense, com o teatro e o Carnaval.

“A banda musical numa cidade do interior exerce grande influência nos vários setores da vida comunitária como sen¬do: social, artístico e cultural. Abrilhantando os festejos popu-lares, por exemplo, o Carnaval, as festas juninas, as retretas dominicais. A banda desperta a sociabilidade”, destaca o regen¬te e compositor José Mene¬zes, em texto de apresentação. Renan Pimenta dirige há mais de 20 anos a Banda Euter¬pina Juvenil Nazarena e atuou na fundação da Federação das Bandas de Música de Pernambuco.    

Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-programa/605412-publicacao-valoriza-bandas-de-musica/http://coretojs.blogspot.com/

NOTA DO BLOG: Concerteza com essa publicação irá aumentar ainda mais o fascínio pelas Bandas de Música, pois elas fazem parte de um contexto muito interessante pois envolve, a sociedade, a educação, a formação de profissionais capacitados, pois esses são ingredientes principais da Formação de um Músico de Banda de Música.

Nenhum comentário: