A Filarmônica Lira Popular de Lagarto e vizinhança desafinaram. A Lira, por vezes regida pelas batutas dos saudosos mestres Bedoia e Temístocles Carvalho, e hoje, sob a presidência de Aldo Sérgio, fechou suas portas, aliás, a Justiça fechou o recinto, acatando ação do Ministério Público através do abaixo assinado pela vizinhança que não suportava mais o índice de decibéis emitidos por trompas, tubas e percussão.
Sede da Filarmônica |
Segundo a vizinhança, o barulho era insuportável. Os aprendizes de músicos com seus instrumentos emitiam seus primeiros acordes, logo as sete horas da manhã e varavam o dia com trombones baterias e pratos ensurdecedores , impedindo que as pessoas próximas do local ouvissem TVs, falassem ao celular ou simplesmente conversassem entre si - Embora queiramos registrar que a Lira está naquele endereço há muito tempo.
O primeiro oficio judicial não foi atendido pela direção da Lira e, no segundo, o gato entrou na Tuba e a Lira teve sua sede lacrada pela Justiça. Enquanto a vizinhança do prédio da Lira comemora, os lagartenses perguntam: E agora onde e como a “banda vai tocar?”.
Sede da Banda Fechada mostra o Maestro Aldo |
A responsabilidade da Prefeitura Municipal aí é no tocante a promessa feita de que o imóvel seria reformado, constando desta reforma, um isolamento acústico que proporcionaria reais condições para os ensaios e suas conseqüentes notas musicais não desafinar mais, e emitir um agradável e reconfortante “allegro”.
Maestro utiliza Surdina pra Diminuir a intensidade sonora do Instrumento |
Enquanto permanece o impasse, o presidente da Lira, Aldo Sérgio, afirmou que irá ensaiar na Pça da Piedade, ao ar livre, pois acha que assim sensibilizaria a população lagartense e o poder público, para a máxima de que “cultura é preciso” e por isto, a Lira não pode desafinar.
Filarmônica ensaiando em praça pública Absurdo!!! |
FONTE: Programa Coreto, http://www.lagartense.com.br
NOTA DO BLOG: Vergonha, absurdo, desprezível, asqueroso, nojo, são vários os adjetivos que podemos atribuir sobre essa matéria, é um golpe baixo na cultura do Brasil, é vergonhoso uma sociedade proibir uma Banda de Música de contribuir para esta mesma sociedade hipócrita na formação de cidadãos de caráter, personalidade e o principal formar PROFISSIONAIS na música.
Uma banda de Música não é apenas um "brinquedo" que é só ligar pra que ele toque suas melodias, existe ali jovens, adultos, e esses que lá estão merecem o digno RESPEITO E ADMIRAÇÃO, pelo fato das Bandas de Músicas não terem o MÍNIMO DE INVESTIMENTO POR PARTE DOS GOVERNANTES, O Ministério Público deveria se envergonhar sobre tal ação, e se preocupar mais com casos de PEDOFILIA, DROGAS, PROSTITUIÇÃO e muitas outras calamidades que assolam nossa sociedade, em vez de tirar da ativa uma instituição musical que CONTRIBUI para que esses jovens não caiam no caminhos mais largos da vida.
O blog da Banda de Música de Patu e músicos nos solidarizamos aos músicos da Filarmônica de Largatos e com o Maestro Aldo e esperamos que o mais rápido possível possa ser repensada essa ação e que as atividades da Banda possam ser desempenhadas COM O MÍNIMO DE DIGNIDADE!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário