Pesquisar

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Conheça a Banda Filarmônica do Rio de Janeiro



Fundada em 03 de Maio de 2010 por um grupo de músicos, apreciadores de música e das Bandas de Música, a Banda Filarmônica do Rio de Janeiro – BFRJ é um projeto pedagógico e profissionalizante, que tem como objetivo principal a execução e apresentação da música para sopros, metais e percussão em seu mais alto nível.

A produção musical brasileira e internacional dos séculos XX e XXI para Banda Sinfônica formam a base do repertório do grupo que inclui, também, transcrições orquestrais e música popular, seja em sua formação principal, ou em grupos de câmara formados pelos músicos da Banda. É objetivo também da BFRJ estimular, no Brasil, a composição de obras para Banda Sinfônica e sopros e percussão em geral.

Formada por cerca de 60 músicos de sopros, percussão e cordas, encontram-se, entre seus componentes, músicos profissionais de orquestras sinfônicas, professores universitários de música, instrumentistas com bacharelado em música ou em via de obtenção do diploma e alunos de nível avançado de sopros e percussão.

BFRJ é uma entidade cultural, sem fins lucrativos, que valoriza a diversidade e a inclusão e, por conta disso tem, entre seus componentes, músicos oriundos de todas as regiões do estado incluindo os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral, Parati, Paracambi, Nova Iguaçu, Rio Claro, Seropédica, Nova Friburgo, Cordeiro, Valença, Macaé e Campos.

Em 2010 a Banda participou, a convite, do 48º Festival Villa-Lobos apresentando-se em concertos didáticos e ministrando oficinas de instrumentos de sopros e percussão com os músicos da BFRJ. Participou, ainda, da VI Maratona de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro, uma realização da Sala Cecília Meireles.

A Direção Artística da BFRJ está a cargo do Maestro Antonio Henrique Seixas que realizará, no ano de 2011, diversas estreias nacionais de obras brasileiras e internacionais para Banda Sinfônica em importantes espaços culturais da cidade e do estado.

VÍDEO:


Nenhum comentário: