Pesquisar

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Maestro Geraldo Moisés de Andrade Júnior - Maestro Júnior - Entrevista

Maestro Júnior - Cidade de Uiraúna - PB

1.       Qual seu nome e quando você começou a estudar música?
Meu nome é Geraldo Moisés de Andrade Júnior, conhecido como Maestro Júnior ou simplesmente Júnior sax, comecei meus estudos musicais aos 15 anos, em casa com o meu pai e na Escola de Música Manoel Israel aqui da minha cidade de Uiraúna, escola essa onde tive o prazer de ser aluno e agora tenho o prazer de ser o Professor.

2.      Quando se tornou maestro?
 Minha vida como Maestro e Regente começou em 2001 aqui na minha cidade de Uiraúna, iniciei a Reger e a montar pequenos grupos de flauta doce, onde tive a felicidade de gravar vários cd´s com os mesmos. No ano seguinte, assumi a responsabilidade de ser Maestro da minha primeira Filarmônica na cidade de Bernardino Batista, formando então a Filarmônica Nossa Senhora dos Milagres, que esta na ativa até os dias de hoje.

3.      Em qual (is) Filarmônica(s) você exerce a função de Maestro?
Atualmente estou a frente das seguintes corporações: Filarmônica Ariosvaldo Fernandes da cidade de Uiraúna – Filarmônica Nossa Senhora dos Milagres da cidade de Bernardino Batista – Banda Marcial José Milton Santiago da cidade de Poço Dantas – Banda Marcial Constantino Fernandes também da cidade de Uiraúna.

4. Qual a vinculação de sua filarmônica? É vinculada ao poder público municipal ou através de Associações?
Bem as Bandas que eu desempenho trabalho como Maestro e Regente são todas vinculadas a secretaria de Educação e Cultura do Município, portanto ligadas diretamente as prefeituras das cidades citadas.

5.      Existe algum incentivo financeiro aos músicos, para que possam desempenhar seus estudos?
 Na verdade entre as minhas bandas, somente uma recebe uma remuneração certa mensalmente, uma bolsa criada pelo prefeito e sancionada pela câmera de vereadores. Todos os jovéns que estão na Banda recebem um incentivo por mês, a Filarmônica Nossa Senhora dos Milagres da cidade de Bernardino Batista.As demais Bandas não tem esse incentivo, só apenas gratificações e viagens e confraternizações  para os Músicos.

6.      Qual a importância de uma Banda de Música para a cultura de uma cidade?
 A maior riqueza de uma cidade é uma Banda de Música, seja ela filarmônica, Marcial, Fanfarra, etc. Todas essas formações são belas para uma cidade, pois além de elevar o conceito e conhecimento cultural das pessoas, a banda transforma jovens que as vezes estão perdidos, num mundo cheio de tantas coisas erradas. A Música tem o poder de educar, alunos do ensino médio que estudam Música tem melhores resultados na escola, segundo pesquisa realizada nos estados unidos.

7.      Como você ver o nível atual das Bandas de Músicas em nosso Estado, Região ou Municípios?
Aqui na minha Região o Alto sertão Paraibano as Bandas de Música não tem o real valor e atenção por parte do poder público, isso é um agravante para que as bandas e os músicos não tenham interesse em estudar e fazer cursos técnicos. A Banda de Uiraúna esta beirando os seus 100 anos de existência, e conta com músicos muitos talentosos com um nível de conhecimento bom. Falta o estado promover eventos como workshop ou seminários com professores formados para melhorar a técnica dos músicos das filarmônicas do interior.

8. Você acha que as Bandas de Música tem o devido reconhecimento pelo poder Público, seja a nível Federal, Estadual ou Municipal?
Acho que não, apesar da Paraíba ter uma universidade brilhante de Música e com grandes Professores que na sua maioria saíram das bandas de Música do interior  as Bandas não são tão valorizadas.

9. Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelas Bandas de Música? Especifique as maiores enfrentadas pela sua filarmônica.
Com certeza a maior dificuldade enfrentada é a falta de incentivo do poder Público. Nas filarmônicas que sou Maestro e Regente todo ano eu perco Músicos, que por falta de dinheiro vão buscar em São Paulo ou em outros estados uma condição de vida melhor.

10.  Como você ver a atuação dos órgãos responsáveis em nosso Estado em relação ao apoio a eventos relacionados às Filarmônicas?
O estado não ajuda em nada, aqui na minha cidade a prefeitura realiza anualmente um Encontro de Bandas Filarmônicas.

11.  Existe algum evento promovido em sua cidade ou região que divulgue o trabalho das Bandas de Músicas?
Nesse ano de 2011 será Realizado o sexto Encontro de Bandas Filarmônicas da cidade de Uiraúna. Evento esse que ja se tornou uma tradição nas festas alusivas ao dia de emancipação Política do município de Uiraúna.

12.  Qual as maiores dificuldades enfrentadas na organização de eventos relacionados a Música e especificamente as Bandas de Músicas.
 Em encontros de Bandas a maior dificuldade é de trazer Bandas das cidades vizinhas ou de cidades mais distantes, pois na maioria das vezes, o maestro não consegue um transporte para trazer a sua Banda para o evento, o que eu acho uma vergonha, pois hoje qualquer prefeitura pode locar um ônibus, para que a Banda possa representar a sua cidade. Quanto a workshop é a falta de grana mesmo.

13.  Como você avalia o intercâmbio entre as Bandas de Música, deveria ser melhor aproveitado, com dicas de administração, educação, etc?
Alguns Músicos procuram esse intercâmbio, outros não, acho que por serem tímidos, os Maestros deviam ensinar aos seus Músicos a procurarem amizades com os demais de outras Bandas.

14.  Na sua opinião, falta união entre os maestros, visando o engrandecimento desta classe e também de suas filarmônicas?
Com certeza, existem Maestros e Pessoas que pensam ser Maestros, essa é a grande diferença. Um Encontro de Bandas que deveria ser uma festa de União e amizade as vezes se torna uma rivalidade enorme por parte de alguns Maestros, não sei porque, eles se acham melhores do que um companheiro que também é maestro, mas isso eu não faço. Quando eu tocava em Banda de forró eu ouvi uma frase que até hoje eu uso, a frase é: QUEM TESOURA, SÃO OS MÚSICOS RUINS, ou seja, um maestro que fala de outro por trás, é um péssimo Músico. A classe deveria ser mais unida ja que luta por um só ideal, a existência das Bandas de Música.

15.  Qual a mensagem que você deixa para todos aqueles que vivem a música instrumental, em especial aos jovens integrantes das filarmônicas?
Olha eu queria falar pra você que é Músico iniciante ou que ja toca a algum tempo que nunca desistam dos seus sonhos, se você sonha em ser um grande Músico, LUTE, ESTUDE ,BATALHE  e jamais, jamais curve a cabeça diante de uma dificuldade ou problema.

16.  Suas Considerações finais.
Quero agradecer de coração essa oportunidade que me foi cedida, para falar um pouco da minha vida e de meus trabalhos realizados na Música. Parabenizar Wagner pelo brilhante trabalho a frente do blog da Banda Luiz de França. E para quem gosta de Música ou está pensando em aprender um Instrumento musical, vou deixar um recado para que você leia e veja como a Música faz bem para todos. Um forte abraço.

10 Motivos para você tocar um instrumento Musical:
1-BOM HUMOR- Tocar um instrumento reativa o bom humor
2-ESTRESSE LA EM BAIXO- Aprender Música torna as pessoas menos estressadas.
3-DESEMPENHO ESCOLAR NOTA 10- Alunos que estudam Música tem melhor aproveitamento na escola.
4-MAIS SAÚDE E AUTO ESTIMA- Médicos apoiam o uso da Música como forma de reativar a auto-estima.
5-RACIOCÍNEO ELEVADO- Estudos da Universidade da Califórnia mostra que, após oito meses de lição de teclado , crianças obtiveram alto de 46% no raciocínio espacial.
6-TER MUITOS AMIGOS- Tocar Música promove o relacionamento social, por meios de atividades em grupo e na comunidade.
7- SUPERAR DESAFIOS- Aprender a tocar um instrumento estimula a superação de desafios.
8-SER JOVEM PARA SEMPRE- Tocar um instrumento possibilita o relacionamento entre pessoas de diferentes idades pelo mesmo objetivo.
9-ESTIMULAR A CRIATIVIDADE- A prática impulsiona pressões criativas que unem o corpo e a mente.
10- CÉREBRO DESENVOLVIDO- Crianças que tocam algum instrumento compreendem melhor matemática, literatura, contagens de espaço de tempo, entre outros.

Maestro Geraldo Júnior sax
E-mail: geraljuniorsax@hotmail.com
Tel. 0xx83 9311 9101/99827929
Trabalho Solo:  http://palcomp3.com/juniorsaxuirauna/

Nenhum comentário: