Pesquisar

quinta-feira, 22 de março de 2012

Vem aí a Big Band da Banda de Música Luiz de França Dantas

Formação de uma Big Band

O Maestro Francisco Josineudo irá promover dentro das atividades da Banda de Música de Patu, a prática de estudos de Big Band, a qual será formada em breve, com a finalidade de proporcionar uma melhor capacidade técnica e musical dos integrantes da Banda de Música Luiz de França Dantas. 

Entenda melhor o que é uma Big Band

Big band é uma expressão da língua inglesa que indica um grande grupo instrumental associado ao jazz. Esse tipo de formação foi muito popular dos anos 20 aos anos 50, período que conhecido como a Era do Swing. É uma das formações musicais mais usadas pelos artistas de jazz.
Uma big band consiste, basicamente, de 12 a 25 músicos e contém primordialmente 4 naipes de instrumentos: os saxofones (2 saxofones altos - 1°e 3° sax altos; 2 saxofones tenores - 2° e 4° sax tenores; e 1 saxofone barítono - 5° sax barítono. Ocasionalmente 1 ou 2 saxofones sopranos), os trompetes, e trombones (3 trombones tenores e 1 trombone baixo), e a 'cozinha', é como é denominada nas big band's o naipe que executa predominantemente a base harmônica do grupo, e é formado de: guitarrabateriabaixo ou contrabaixo, e piano. Algumas big band's usam um terceiro naipe em sua formação que a amplia na execução harmônica e também em alguns solos, o naipe de cordas, composto de: violinoviolavioloncelo, e contrabaixo. Algumas Big Band's podem ainda admitir outros instrumentos como flautaclarinete e instrumentos de percussão que variam de uma banda a outra dependendo do estilo e arranjo musical. Os termos banda de jazz, orquestra de jazz e dance band, também são usados.
As músicas tocadas pelas big bands possui, geralmente, arranjos mais elaborados, muito frequentemente sendo previamente preparados e escritos em partituras. Ali, os solos e improvisações são executados nos momentos determinados no arranjo. Que se progagou no Brasil na década de 60.
É das Big Bands também que provém a expressão band leader, que é assim chamado o artista no qual influencia toda a banda, que se inspira e o segue, por exemplo: na linguagem e dinâmica ao interpretar certas frases da musica. Esse artista geralmente é o 1º trompetista.
Dentre as maiores big band's estão, por exemplo, as dos artistas: Maynard FergusonDizzy GillespieCount BasieDuke EllingtonPhil CollinsGlenn MillerBenny GoodmanFrank Sinatra
FONTE: WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: