Pesquisar

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Programa MAIS EDUCAÇÃO que será implantado em Patu possibilitará a reativação das FANFARRAS dos Colégios Patuenses



O MUNICÍPIO DE PATU TEM MOTIVOS DE SOBRA PARA COMEMORAR MAIS UMA IMPORTANTE CONQUISTA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. DEPOIS DE REFORMAR E AMPLIAR ESCOLAS, DAR CONDIÇÕES AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, ADQUIRIR ÔNIBUS ESCOLARES E PRINCIPALMENTE IMPLANTAR O PISO SALARIAL DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, A PREFEITURA DE PATU, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), ATRAVÉS DAS AÇÕES DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE), VAI IMPLEMENTAR O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM CINCO ESCOLAS DA CIDADE, SENDO TRÊS DA REDE MUNICIPAL E DUAS DA ESTADUAL.


AS ESCOLAS MUNICIPAIS FRANCISCO FRANCELINO DE MOURA, RAIMUNDO NONATO, RAIMUNDO ROCHA E AS ESTADUAIS, JOÃO GODEIRO E DR. XAVIER FERNANDES, TERÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL COM ATIVIDADES CONTRATURNOS ATRAVÉS DE OFICINAS DE TEATRO, LETRAMENTO, BANDA FANFARRA, MATEMÁTICA, FUTSAL, DANÇAS, RÁDIO ESCOLA, HIP HOP, CAPOEIRA ENTRE OUTRAS . O PROGRAMA TEM COMO OBJETIVO OFERECER UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA DENTRO CULTURA, ESPORTE E APERFEIÇOAMENTO DAS ÁREAS DE MATEMÁTICA E LETRAMENTO.


DE ACORDO COM A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CHEMILA CAVALCANTE, NÃO SÓ AS CINCO ESCOLAS CONTEMPLADAS COM O PROGRAMA GANHAM COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO, ATRAVÉS DE NOVOS MÉTODOS E ATIVIDADES INCLUSIVAS PROPOSTAS PELO “MAIS EDUCAÇÃO”, MAS TODA A COMUNIDADE. “O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO É UMA FERRAMENTA PODEROSA DENTRO DOS NOSSOS PROJETOS EDUCACIONAIS, QUE VISAM ALIAR O ENSINO DIDÁTICO ÀS PRÁTICAS ESPORTIVAS, CULTURAIS E DE CIDADANIA, ATRAVÉS DE UMA SÉRIE DE OFICINAS. SEM DÚVIDAS NENHUMA, TEMOS MUITO A COMEMORAR, POIS ESTE PROGRAMA VAI ESTREITAR AINDA MAIS OS LAÇOS DOS ALUNOS COM AS NOSSAS ESCOLAS E CONSEQUENTEMENTE COM A NOSSA SOCIEDADE EM GERAL”, DISSE A SECRETÁRIA.


MAIS EDUCAÇÃO

O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, CRIADO PELA PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 17/2007, AUMENTA A OFERTA EDUCATIVA NAS ESCOLAS PÚBLICAS POR MEIO DE ATIVIDADES OPTATIVAS QUE FORAM AGRUPADAS EM MACROCAMPOS COMO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, MEIO AMBIENTE, ESPORTE E LAZER, DIREITOS HUMANOS, CULTURA E ARTES, CULTURA DIGITAL, PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE, EDUCOMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO ECONÔMICA.


A INICIATIVA É COORDENADA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE (SECAD/MEC), EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA (SEB/MEC) E COM AS SECRETARIAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. SUA OPERACIONALIZAÇÃO É FEITA POR MEIO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE), DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE).


PARA O DESENVOLVIMENTO DE CADA ATIVIDADE, O GOVERNO FEDERAL REPASSA RECURSOS PARA RESSARCIMENTO DE MONITORES, MATERIAIS DE CONSUMO E DE APOIO SEGUNDO AS ATIVIDADES. AS ESCOLAS BENEFICIÁRIAS TAMBÉM RECEBEM CONJUNTOS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E RÁDIO ESCOLAR, DENTRE OUTROS; E REFERÊNCIA DE VALORES PARA EQUIPAMENTOS E MATERIAIS QUE PODEM SER ADQUIRIDOS PELA PRÓPRIA ESCOLA COM OS RECURSOS REPASSADOS.

 

FONTE: SECOM

Nenhum comentário: