Pesquisar

quarta-feira, 7 de maio de 2014

A Governadora Rosalba Ciarlini assinará o decreto que regulamenta o Sistema Estadual de Bandas (SEBAN-RN)



A Governadora Rosalba Ciarlini assinará o decreto que regulamenta o Sistema Estadual de Bandas (SEBAN-RN), gerido pelo maestro Humberto Dantas, conhecido como Bembem. Na ocasião, serão entregues instrumentos musicais para 19 bandas, concedidos através do Prêmio FUNARTE de Apoio às Bandas de Músicas. A coordenadora de bandas da instituição, que é ligada ao Ministério da Cultura, Rosane Lemos, fará a entrega simbólica para o maestro Raniere Soares, da Banda de Música Monsenhor Militão Benedito de Mendonça, a mais antiga do RN, com 172 anos, do município de Campo Grande.

O maestro Bembem assegura que as bandas são a principal identidade cultural do potiguar e, como grupos musicais, têm mobilizado a sociedade, descoberto talentos, produzido materiais de composição, levado diversão e arte à sociedade. Na educação, contribui na disciplina, capacidade de integração, de interpretação, socialização de conhecimentos e comportamento. Socialmente, inclui, desenvolve, projeta e gera trabalho e renda, dando ares de cidadania principalmente às cidades do interior.

“Apesar da importância que representam para a cultura do RN, sempre sobreviveram com muitas dificuldades”, cita Bembem. Ele aponta que a ação de Rosalba Ciarlini ficará marcada no universo das bandas e da música do RN, pois além de implantar bandas em cidades que nunca dispuseram deste tipo de grupo musical, tem na concepção do seu projeto a preocupação com a formação da banda e da escola de música de cada município. 
“Estas ações gerarão desenvolvimento sociocultural e artístico e envolverão diretamente mais de 10 mil beneficiários, que terão gratuitamente aulas de música, aulas práticas em instrumentos, repertório, professor, regente ou mestre, gerando possibilidades de emprego na área musical”, afirma a governadora Rosalba Ciarlini. Outro fator importante é afastar muitas crianças e adolescentes em situação de risco e apontar caminhos e possibilidades de cidadania.

A maioria dos músicos que atuam em Natal é advinda de cidades do interior, que atualmente têm cerca de oito mil alunos e já originaram centenas de músicos, regentes, compositores, mestres, arranjadores, empresários da área etc. “Nos cursos, técnicos e bacharelados, de sopro e percussão da Escola de Música da UFRN, 95% dos alunos saíram das bandas”, informa Bembem. Os recursos injetados através deste edital vão possibilitar a melhoria do ensino teórico e prático, além da adaptação da metodologia das bandas aos currículos acadêmicos.

Nenhum comentário: