Pesquisar

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

NÃO SE CALA UMA BANDA DE MÚSICA!


 NOTA DE REPÚDIO

Em solidariedade aos amigos e profissionais quem mantém viva a tradição e a história das Bandas de Música, repudiamos os possíveis atos que a Administração Municipal de Jaguaruana - CE podem tomar com a referida instituição, desativando a Banda de Música Maestro Raimundo Correa, banda essa que foi berço de aprendizado do nosso Maestro Francisco Josineudo e amigos que começaram a plantar em Patu-RN a semente da música instrumental juntamente com o nosso maestro, Rodrigo trombonista, Maestro Paulo Jorge, Maestro Gerry e também Henrique tubista todos esses que passaram pela referida instituição e foram importantes no início da Banda de Música Luiz de França Dantas em Patu.


A possível desativação da Banda de Jaguaruana muito nos entristece, pois as bandas de música são as principais formadoras de músicos do nosso país, são delas que surgem os principais nomes da música instrumental brasileira. As dificuldades existentes para se manter uma banda de música são enormes e o quanto isso requer trabalho, dedicação e perseverança, é necessário muito suor, horas de estudo, ensaios e amor a música, entretanto é necessário compromisso com os valores culturais e sociais que as bandas proporcional a uma sociedade, com civismo, disciplina, cultura, conhecimento, oportunidade de mercado de trabalho dentre vários outros fatores relacionados.
Aos nossos irmãos de caminhada, pedimos a Deus que ilumine os pensamentos e as atitudes dos gestores municipais de Jaguaruana, desativar uma banda de música é um compasso calado com uma fermata não só na vida dos seus integrantes como também na cultura e na gestão municipal. 

O trabalho social de uma sociedade musical compreende em tirar os meninos de origem humilde das ruas e ensinar-lhes uma profissão para o resto da vida, aproximando-os da cultura através da música e oferecendo uma oportunidade de crescer. (ROCHA, 2005, p.183).  

Nenhum comentário: