Pesquisar

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

HOJE É DIA DO FREVO ! VIVA AO FREVO PERNAMBUCANO





O ritmo mais entoado no Carnaval pernambucano terá comemoração especial no Recife nesta quinta. Em 9 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional do Frevo. Orquestras, passistas, agremiações e cortejo pelas ruas da cidade marcam a celebração da data. A programação tem início às 9h, com atrações que prometem movimentar o Centro e ainda homenagear os 80 anos de fundação dos blocos Batutas de São José e Banhistas do Pina.
Pela manhã, quem passar pelo Pátio de São Pedro vai curtir a Rádio Frevo, com apresentação de Mateus e Catirina, executando clássicos carnavalescos. A partir das 11h, acontece a apresentação da Orquestra 19 de Fevereiro e dos passistas do grupo AJE. À tarde, a partir das 15h, quem toma o palco com o frevo é a Orquestra Expresso e os passistas do grupo Fazendo Arte.

Na Praça Maciel Pinheiro, a Frevioca convida a todos para participar de um cortejo do Frevo. A concentração será animada por uma orquestra e o Coral Infantil Eu Quero Maisinho. Uma clarinada, às 17h30, anuncia a saída dos brincantes, entre eles, bonecos gigantes,  assistas e blocos de pau e corda, com destino ao Pátio de São Pedro.  

Já a partir das 17h, no Pátio de São Pedro, haverá shows com artistas pernambucanos, acompanhados pela Orquestra Raízes Pernambucanas, regida pelo maestro Fábio César, e os campeões do Concurso de Passistas 2012.  No mesmo horário, será inaugurada a exposição “Viva Batutas, viva Banhistas”, no Centro de Formação em Artes Visuais, casa 11 do Pátio de São Pedro. Após a chegada do cortejo, a festa continua com a Orquestra Evocações e os corais dos blocos homenageados: Batutas de São José e Banhistas do Pina.  E após as 20h, quemcomanda o frevo é a Orquestra Lourdinha Nóbrega.


NOTA: Estamos a poucos dias do Carnaval, se é que podemos chamar tal festa que acontece geralmente em fevereiro ou março (dependendo de cada ano) ainda com tal nomenclatura e tamanha tradição que é UM CARNAVAL DE VERDADE! onde hoje temos que engolir bandas de forró e suas lindas composições de INFICAR na cabeça dos alienados JOVENS de nossa sociedade que tais músicas são algo de grande valia para a nossa cultura Carnavalesca.
Saudades do carnaval de rua que começava ao meio dia com uma orquestra de frevo tocando, com o folião enlouquecido através do som de um sax, trompete e trombone, do som de Vassourinhas, Fogão, da verdadeira música!, do verdadeiro som!, e não da "modernidade" burra, da música descartável, vulgar, da música que toca hoje e amanhã não é nada! 
VIVA AO FREVO PERNAMBUCANO! VIVA A CULTURA DE VERDADE A MUSICA DE QUALIDADE AOS MÚSICOS INSTRUMENTAIS E AO CARNAVAL TRADICIONAL!

Nenhum comentário: