Pesquisar

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Conheça a Associação Comunitária dos Cardeais da Cidade de Jaguaruana/CE - PROJETO SONS & CENAS




A Associação Comunitária dos Cardeais fundada em abril de 1989 através de ação voluntária da comunidade de Cardeais, no interior do Estado do Ceará no município de Jaguaruana, no sentido de contribuir para o crescimento comunitário, fortalecimento e melhoria da qualidade de vida das famílias.



No decorrer dos anos foram desenvolvidas algumas ações: Projeto Comunitário de Abastecimento d’água pelo Projeto São José; Curso de informática em parceria com o NIT, Cursos administrados pelo SENAR em parceria com a Secretaria de Agricultura do Município, Curso de Bordado industrial direcionados para jovens de baixa renda em parceria com Associação de Moradores do Tabuleiro; Instalação de Telefones Públicos em parceria com a Telemar; Construção da Capela do padroeiro São João Batista em conjunto com moradores da comunidade através de doações e promoções.




Atualmente, atende pessoas da Comunidade e adjacências, provendo educação, cultura e cidadania às crianças, adolescentes e seus familiares. Na Associação as crianças, jovens e adultos da comunidade aprendem práticas de cidadania por meio de oficinas de teatro, dança cursos profissionalizantes e atividades esportivas e recreativas. As atividades buscam também resgatar a cultura regional, a sustentabilidade do bairro e a geração de emprego e renda. Atualmente contamos com três projetos em andamentos o Projeto Expressa Jaguaruana – Arte e Cultura na Comunidade, Projeto de Arborização Urbana – Bairro Sempre Verde e o Programa Cesta Amiga (Programa de apoio a famílias em situação insegurança alimentar e nutricional).
Todas as atividades desenvolvidas na Associação estão associadas a uma proposta coletiva, para o fortalecimento da entidade e o crescimento comunitário. O planejamento anual é participativo e envolve toda a comunidade e adjacências. 



A Associação conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Jaguaruana e respectivas secretarias, com as imprensa local, e com a Paróquia Nossa Senhora Santana do município de Jaguaruana.
Preocupa-se que um olhar moralista sobre as ações organizacionais do terceiro setor, as elejam com prioridade, no cenário de riscos sociais, crescimento populacional, baixo rendimento escolar e alto índice de violências que incrementam a miséria do país.




Nenhum comentário: